RadioAmadorismo é coisa séria: exige conhecimento técnico, certificações, cuidado operacional, e muita dedicação.
Até por isso trata-se como um “setor regulado”, ou seja, é regido por legislações e procedimentos, garantindo a organização e utilização correta. Isto é assim no mundo todo! E no Brasil, este setor regulado é uma atribuição da Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações.
Cumprir as exigências operacionais e também as burocráticas é necessário ao desenvolvimento e manutenção do radioamadorismo, todavia a grande maioria dos radioamadores possui pouca experiência nos procedimentos burocráticos, levando a algum desconforto e/ou atrasos nestes procedimentos junto aos órgãos reguladores.
Que tal uma ajuda?
Na maioria dos casos em que necessitamos de auxílio com processos regulatórios sobre o assunto, acabamos pesquisando na Internet. Porém cada caso é um caso, e as orientações no geral são genéricas e nem sempre atendem às nossas necessidades específicas.
Para isto podemos contar com a experiência de um grande amigo do Rancho da Amizade, o Pimenta (PU2LOK), em assuntos diversos envolvendo procedimentos regulatórios e Anatel, sendo alguns:
- Regularização de Fistel e suas cobranças;
- Procedimentos de outorga;
- Processos e formulários no MOSAICO;
- Processos e formulários no SEI;
- Manutenção e mudança de dados de estação;
- Auxílio com SEC e SCRA;
- Homologação de equipamentos;
Dentre outros.
Contato: “Pimenta PU2LOK” – Whatsapp 11-99312-4486
Esta é uma dica do Rancho da Amizade aos colegas que necessitam de orientações e acompanhamento acerca de procedimentos e regularizações junto à Anatel. Lembre-se de que es estas etapas e procedimentos, ainda que complexos, são necessários e salutares ao radioamadorismo: não apenas no Brasil, como em todo o mundo.
Forte 73 dos Rancheiros.