No dia 18 de fevereiro de 2023, o Litoral Norte Paulista presenciou chuvas com índices pluviométricos que ultrapassaram os 600mm, ou seja, em menos de 12 horas choveu o dobro do previsto para um mês inteiro. Tal situação iniciou cenários de desastres: quedas de encostas, interdições em estradas, alagamentos, deslizamentos de terra, e perda de vidas humanas.
Na manhã a de 19 de fevereiro, a ARRA foi acionada pela REER-SP (Rede Estadual de Emergência de Radioamadores) procurando auxílio com telecomunicações nos locais afetados, em especial prover suporte em telecomunicações para a Defesa Civil Estadual, visto que a maioria das regiões afetadas estava sem cobertura de internet e telefonia, muitas nem mesmo tinham acesso a energia elétrica.
De imediato a ARRA, representada por Daniel PY2DSA e Luiz Cairo PU2KDZ carregaram um veículo off-road com equipamentos de telecomunicações e suprimentos e dirigiram-se ao local. Acompanharam-os logo em seguida o Pimenta PU2LOK e o voluntário Flávio Ferreira. No mesmo dia e já no local designado, apoiaram o Cacá PY2VPC na difícil “subida” e instalação de torre de telecomunicações, e dos equipamentos de rádio base para repetidoras, uma tarefa árdua que durou várias horas.
Em paralelo e em um trabalho que estendeu-se pelo dia seguinte, Kiko PU2XKK e Gustavo PY2LGM dirigiram-se ao local com mais equipamentos e suprimentos, juntaram ao Ronaldo PY2RDT, para instalarem repetidoras em Bertioga e no distrito de Juquehy (já em São Sebastião). Por fim, este conjunto de retransmissores interligou-se ao sistema da ARRA na Capital Paulista e também ao sistema VOIP do Echolink.
Vale lembrar que cada retransmissor não constitui somente a parte técnica de uma antena numa torre, mas sim todo um ponto de apoio montado ao redor, para prover as necessidades básicas dos voluntários envolvidos, desde água potável e alimentação, até higiene pessoal e local para sono. Em várias ocasiões, o Pimenta PU2LOK com sua ampla experiência em Defesa Civil também coordenou os radioamadores voluntários para atendimentos à situações e famílias nos entornos, prestando-os o costumeiro e valioso apoio da Defesa Civil.
Os membros e associados da ARRA, e os entusiastas do Rancho da Amizade, expressam honrosa gratidão e admiração aos radioamadores e voluntários envolvidos.