Mensagem de Fim de Ano

Uma mensagem de final de ano, do Rancho da Amizade, sobre radioamadorismo e sobre amizade.

rancheiros

O RadioAmadorismo é uma prática mais relacionada às ciências exatas, do que às ciências humanas. O Radio Amadorismo nasceu na esfera da pesquisa científica, sendo apenas um meio para atividades sociais, mas não um fim, tampouco uma finalidade . E assim permanece até os dias atuais. E isto é um fato, não uma opinião. Existe uma grande diferença entre um “amigo radioamador” e um “radioamador amigo”. Porém quando o RadioAmadorismo é visto como finalidade para atividades sociais, e não como meio, fica difícil (senão impossível) reconhecer esta diferença.

O Rancho da Amizade surgiu mais de duas décadas atrás, com a premissa de transformação, de evolução: de RadioAmadores amigos, para Amigos Radiomadores

RadioAmadorismo e Amizade não dependem um do outro para existirem, mas possuem potencial para evoluírem juntos e quando juntos.

Nossas vozes soam em tons e timbres distintos, quando propagadas pelo ar, em VHF, em UHF, em modos digitais, em smartphones. Os “RadioAmadores Amigos” não conseguem distinguir. Os “Amigos RadioAmadores” conseguem! Perceber estas diferenças de voz, originadas de uma mesma pessoa, ainda que em diferentes meios e modulações, requer contato humano, e empatia. O RadioAmador compreende e conhece sobre modulação, frequência, potência, corrente, impedância, reatância, ROE/SWR, etc. Sabem que a voz é captada por um microfone e convertida em pulsos elétricos, depois normalizada ou amplificada através de circuitos eletrônicos, depois ressonada ou digitalizada pelo equipamento transceptor, e por fim transmitida através de uma linha em fios de cobre – até o elemento irradiante.

O RadioAmador compreende a mensagem, mas também compreende o meio.

A aviadora Amelia Earhart, transmitindo sob indicativo KHAQQ, com dificuldades de navegação em seu avião Electra sobrevoando o Oceano Pacífico em 1937 durante uma expedição de Volta Ao Mundo, talvez tivesse obtido maior sucesso em resposta aos seus pedidos de auxílio nas frquências de 157.337kHz, 6210kHz, e 3105kHz, caso houvessem mais radioamadores na escuta destas frequências. Em situação oposta, o navegador Amyr Klink, transmitindo sob indicativo PY2KAQ, enquanto em dificuldades de navegação no Oceano Atlântico, encontrou Amigos Radioamadores que o estavam esperando pelas QRGs, e o auxiliaram no caminho de volta.

“O Rádio só é Rádio, se houver alguém captando a transmissão”

O RadioAmadorismo, construído sob bases técnicas e científicas, atua como meio, atendendo a propósitos humanos. Dentre estes, e não restrito, a Amizade. Durante o ano de 2023 o Rancho da Amizade e sua Associação (A.R.R.A.) experimentou tanto a parte técnica, quanto a parte humana, do desafio do RadioAmadorismo – em suas essências. Criamos repetidoras; erguemos suas torres de transmissão e escalamos estas torres, para instalar equipamentos e antenas; enfrentamos situações de desastres naturais em veículo “off-road”, sob chuva, lama, mosquitos, e perigos, para instalar estações repetidoras em apoio às entidades locais competentes; promovemos campanhas sociais, desde doação de sangue, até apoio a social (Amizade pura e verdadeira) a radioamadores em situações adversas. Aprimoramos nossa capacidade de compreender o RadioAmadorismo de ponta-a-ponta: deste o conector da antena na torre de transmissão, até as sutis palavras dos Radio Amadores falando ao microfone do transceptor.

Nossas vozes soam em tons e timbres distintos, quando propagadas pelo ar, em VHF, em UHF, em modos digitais, em smartphones. Em 2024, o Rancho da Amizade e sua Associação (A.R.R.A.), anseia por mais QSOs pelas QRGs, criando mais “radioamadores amigos”, e ainda muito mais “Amigos Radioamadores”.

xmas23